FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE LOCARNO

16 de fevereiro de 2017

Olá gente linda!
Há tempos que eu queria contar-vos como é o Festival Internacional de Cinema de Locarno, que acontece sempre no inicio do mês de Agosto, aqui na Suiça, mas seria apenas uma citação e não contando a minha experiência pois ate Agosto passado, nunca tinha conseguido assistir a nenhum filme do festival. 
Mas nas ferias passadas com a presença dos avós, eu e o meu marido conseguimos finalmente ter essa magnifica experiência, (deixamos as crianças com os avós)  assistindo a um filme no meio da praça, ao céu aberto, com centenas de pessoas. Acreditem, uma vivência INCRÍVEL! O filme escolhido foi MOHENJO DARO, filme indiano do diretor Ashutosh Gowariker, que também estreou há 10 anos atrás no mesmo festival com o filme indiano vencedor Lagaan.  
Foi além da exibição do último filme do festival, o encerramento  e estavam presentes os vencedores escolhidos pelo público, para receber o Pardo D`oro e muitas pessoas ilustres do cinema internacional. Foi uma experiência única, inesquecível!  
Na Piazza Grande, uma praça no centro da cidade de Locarno, que é palco de vários eventos, inclusive o Moon And Stars, festival de música, onde apresentam-se cantores internacionais, desde atividades escolares e encontros dos apaixonados da Harley Davidson. A praça é coberta por um mar de cadeiras, para que as pessoas possam assistir aos filmes, com um telão GIGANTESCO, como vocês podem ver na foto! Mas a imponência e o poder de todo o aparato desse evento somente IN LOCO é que entendemos. São toneladas de tubos e fios para que a exibição de cada filme seja única e inesquecível! 
O ingresso custou CH 25.00 que não é muito caro,  visto a experiência única que te espera. Nesta exibição em especial, não aconteceu a hora prevista, por causa da nomeação dos premiados. Mas apesar da espera, valeu muito a pena! Voce pode comprar bilhetes únicos, fazer um abonamento (um preço para todos os filmes ou alguns), há para todos os gostos e pode-se pagar com carta de débito, de crédito, dinheiro, ou usar o vale presente do próprio evento, se quiser presentear alguém. 
Infelizmente não se podia gravar, tirar fotos, pois haviam centenas de seguranças para garantir que as regras se cumprissem. Quem não respeitasse poderia ate ser convidado a se retirar e assim não poder assistir a exibição. Nós conseguimos tirar uma foto, no final da projeção! 
cidade fica repleta de cartazes colados nas paredes com a propaganda de todos os filmes que serão exibidos no festival. Mas não são todos os filmes que são exibidos na Piazza Grande. Apenas os mais votados, aclamados pela critica internacional ou com várias indicações de prèmios. Os outros cinemas da região, estão disponíveis para passar filmes que fazem parte do festival mas que não tèm tanto destaque na midia. Cidades como Ascona, Losone, Bellinzona, também tem a disposição suas salas de cinema para este grande evento do cinema internacional, onde você pode encontrar transporte gratuito a quem vai de uma parte a outra, para assistir aos filmes, principalmente criticos de cinema do mundo todo.
Neste ano de 2017, o Festival comemora os seus 70 anos e será uma grande festa. Com ate um selo com edição especial limitada garantida pelos Correios Suíços. O que é sensacional para completar este quadro cultural na cidade, é o calor, pois em Agosto é verão na Suiça, principalmente no cantão do Ticino onde temos as mais elevadas temperaturas de toda a Suiça. 
Enfim, uma experiência indescritível. Se vier a Suiça, não deixe de assistir a um filme na Piazza Grande de Locarno. 
Um bjo gde e ate o próximo post! 

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #euvinoabafa E #dicadoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!