CURIOSIDADES SOBRE A VIDA NA SUÍÇA!

14 de outubro de 2015

Olá Gentennn!
Depois de 15 longos anos vivendo na Suiça, existem algumas peculiaridades sobre este país que valem a pena sabermos.
Quando falamos em Suiça, pensamos imediatamente em neve, frio, canivetes e chocolate, muito chocolate!
A Suiça não é bem o destino dos brasileiros que querem imigrar ou apenas fazer turismo, mas muitos se encantam com as condições económicas e a segurança que oferece o país aos seus cidadãos. 
1. A SUÍÇA NÃO FAZ PARTE DA COMUNIDADE EUROPEIA:
Algumas pessoas se confundem com este fato, mas a Suiça não faz parte da União Européia, mas há diversos acordos com alguns países, fazendo assim que os brasileiros não precisem de visto para estar no país a passeio por 90 dias. A moeda é o Franco Suíço (CHF) que tem páreo com o dólar e poucos centavos abaixo do Euro. 

2. A SUÍÇA TEM 4 IDIOMAS NACIONAIS:
Muito interessante dizer que a Suiça é dividida em regiões (cantões), onde nos quais se fala um idioma diferente. Temos o alemão, o francês, o italiano e o rumansch (dialeto usado nas montanhas do cantão Grigione). Lembrando que o alemão falado e aprendido nas escolas da Suiça é o  alemão genuíno. Mas existe no cotidiano o uso do suíço-alemão. Podemos dizer o mesmo sobre o português de Portugal e o português do Brasil. Falamos a mesma língua mas com entoações e pronúncias diferentes. 
3. PROFISSÃO: MULTI-USO! 
Quem pensa que vem para a Suiça pagar de rica, esta muito fora da realidade. Aos poucos você aprende a fazer tudo, desde a sua manicure até sua faxina em casa, porque os serviços terceirizados são muito caros. A não ser que seja casada com um milionário, você não terá uma empregada que lhe limpe a casa. O preço da hora em média para uma faxineira na parte italiana da Suiça, são de 30 Francos Suíços, equivalente aproximadamente a 110 Reais a hora. Os salários na Suiça são de base altos, mas o custo de vida também segue o mesmo padrão. Comum ver famílias onde a colaboração reina no quotidiano. 

4. SAPATOS Á PORTA: 
COSTUME NACIONAL! Não se andam com sapatos dentro de casa. Na entrada de todas as casas ou apartamentos, você encontrará uma sapateira ou estante onde deixa os seus sapatos para calçar um par de pantufas para poder circular livremente pelo espaço. Mas na maioria das casa as pessoas andam descalças ou em meias. 

5. SAÚDE PARA TODOS: 
O seguro de saúde na Suiça é obrigatório e não é barato. Se você vier a passeio precisa ter um seguro, mas mesmo que você não tenha, será atendido e depois paga a conta.  Você pode escolher um seguro dentro da vasta oferta no mercado ou pedir indicações ao departamento pessoal onde trabalha ou a prefeitura. É caríssimo, mas funciona muito bem! 

6. O MELHOR CHOCOLATE DO MUNDO!
O melhor chocolate do mundo não é luxo.
O preço de uma barrinha de chocolate ao leite de uma das marcas mais famosas e tradicionais da Suiça, a Lindt, custa em torno de 2.50 Francos Suíços (10 Reais) o mesmo preço de um café espresso. O suíço é a nação que mais consome chocolate no mundo!
7. UM DOS PAÍSES MAIS CAROS DO MUNDO:
As grandes cidades como Berna, a capital do país, Zurich e  Geneve, são onde a vida é mais cara. Mas lembrando que os salários são altos, não é de se estranhar que as coisas também o seja. Resumindo, preços normais para a economia e poder de compra e sem inflação. Aqui na Suiça existem produtos cujo os preços estão a anos nos supermercados e não sofrem  nenhum aumento. Fato interessante é o aluguel do apartamento que moramos que a 7 anos continua o mesmo. 

8. HORÁRIO DO COMERCIO RESTRINGIDO E FECHADO AOS DOMINGOS: 
Por causa do clima e dos longos meses de frio, existem dois horários para o comércio em geral. Um de inverno onde os estabelecimentos fecham mais cedo e um horário de verão onde fecham um pouco mais tarde. A politica é que o domingo é dia de descanso e por isso abertos existem apenas alguns postos de abastecimentos das estações ferroviárias e das bombas de combustível. Com isso, você realmente aprende a aproveitar o dia, passeando nos diversos parques que existem na Suiça, visitando museus, como o tradicional Museu dos Transportes em Luzerna, a fabrica da Néstle, em Vevey ou a Suiça em Miniatura na cidade de Mendrisio, perto de Lugano, parte italiana. 
9. BEBER A AGUA DA TORNEIRA: 
A agua da torneira é excelente e sem restrições. Alguns cantões a agua tem muito calcário, mas aqui na parte italiana isso não acontece. 

10. EDUCAÇÃO PARA TODOS: 
Educação de luxo para todas as crianças e jovens. Como já conversei com muitos adolescentes, é muito difícil e com horários bem diferentes do Brasil, por exemplo. As crianças da pré-escola fazem das 08:30 as 03:30 e as crianças do ensino fundamental fazem das 08:30 as 16:15, com pausa entre as 11:30 até as 13:00, onde em algumas escolas, eles vêm para casa para almoçar. a escola esta preparada para ajudar e orientar pais e alunos no percurso do ensino pré, fundamental e médio. se for detectado que o aluno necessita de intervenção de outros profissionais, todo trabalho extra é pago pelo governo.
Crédito do Slide
Espero que vocês tenham gostado e se sim, não deixem de compartilhar nas suas redes sociais! 
Bjo gde e até o próximo post!




Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 comentários:

  1. Elisa, amei conhecer mais sobre a Suiça!!! Ótimo post!

    Bjus, Bjus amore!

    Aline Laitarte - http://www.bomboneca.blogspot.com
    Canal: http://goo.gl/dhAJL5
    Insta: @alinesalaitarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA ALINE!
      SIM, A SUÍÇA É MUITO LINDA! COM PAISAGENS DE TIRAR O FÔLEGO!
      E COMO TODOS OS PAÍSES TEM SUAS PECULIARIDADES!
      MAS DEPOIS DE TANTOS ANOS VOCE ACABA APRENDENDO!
      BJO GDE E OBRIGADA PELA VISITA

      Excluir
  2. Oi,eu queria saber como conseguir um trabalho aí na suiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DETESTO RESPONDER ANÓNIMOS!!!!
      MAS AQUI ESTA UM LINK DE UM VIDEO QUE TALVEZ TE POSSA AJUDAR!!!!
      ENTRETANTO, OBRIGADA PELA VISITA!

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=mtd5TrPvs38

      Excluir

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #abafaedesencana E #euvinoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!