A ORIGEM DO SMILE

30 de março de 2015

Sabendo-se que o sorriso é algo importante para o dia a dia do ser humano, e o símbolo amarelo do sorriso já lá vai com 52 anos de existência. O logo chama-se SMILE e aparece em todos os lugares, desde os livros até na alta moda. Mais do que um circulo amarelo com duas pintas e um arco, já é um símbolo cultural. Mas poucas pessoas sabem de onde é que surgiu esse ícone.  

1. O PRIMEIRO SMILE!
Diz a hhistoriaque em 1963, Harvey Ross Ball, artista comercial de Worcester, em Massachusetts, recebeu uma encomenda da State Mutual Life Assurance para criar um design que combatesse o ambiente depressivo na cidade. 
O resultado foi um SMILE que os funcionários da seguradora usavam em cráchas, Diz-se que ele dedicou 10 minutos ao trabalho e recebeu 45 dólares por ele. Mas a empresa (detentora da patente) a Smile Company, afirma que o símbolo já existia anteriormente. 

2. BOAS NOTICIAS
Na França, em 1971, o jornalista Franklin Loufrani trabalhava como consultor no jornal France Soir e foi o responsável pela idéia de colocar um Smile em cada notícia alegre. O pedido inicial do dono do jornal tinha o objetivo de mostrar aos leitores que poderiam encontrar boas notícias ali para sorrir. Em 1971, a marca foi registrada e hoje, a companhia é gerida pelo seu filho, Nicholas Loufrani.

3. TECNOLOGIA
Em linguagem tecnológica, o Smile surgiu pela primeira vez no computador em 1982, resultando do conjunto de dois pontos com um parêntesis. Hoje o teclado já nos permite fazer o símbolo com as teclas Alt+1. Nos celulares, nas redes sociais e emails há um vasto dicionário de smiles para todas as situações. 

4. NO CINEMA
Uma personagem famosa marcou o Smile no cinema. Foi Forrest Gump em 1994, com o personagem que Tom Hanks interpretou, na cena onde o ator limpa o rosto com uma camiseta e deixa a marca do Smile, enquanto em Watchmen de 2009, os super-heróis e guardiãs utilizaram o pequeno crachá ao peito. 

5. NA MODA
Na estação de 2008-2009 em colaboração com Jean Charles Castelbajac, irreverente criador francês, usou e abusou do símbolo nas sua coleção. 

6. NA MUSICA
O Smile também teve seus momentos de rock. Tornou-se um ícone do estilo musical do Acid House, no Reino Unido e os Nirvana optaram por adaptar o Smile com cruzes nos olhos e a língua de fora para estampar uma camiseta preta.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #abafaedesencana E #euvinoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!