VIAGEM PELO MUNDO: CAXINAS, PORTUGAL

5 de maio de 2013


As informações abaixo são somente uma introdução para que vocês possam se situar e saber alguma coisa sobre este lugar.
As Caxinas são um lugar pertencente à freguesia de Vila do Conde, que faz fronteira com a cidade da Póvoa de Varzim, que em conjunto com Poça da Barca, lugar vizinho com a mesma identidade, possuiu 1,3 km² e no censo de 1991 já habitavam no lugar 9 752 pessoas, com uma densidade populacional bastante elevada 7388 hab/km², contra 3000 no restante da freguesia.
Predominam entre a população as atividades ligadas à pesca quer diretamente na atividade piscatória quer nas industrias derivadas (conserveira e congelados). No entanto, isso tem vindo a mudar, pois há já uma boa parte da população dedicada a outras áreas.
Uma parte muito significativa da população das Caxinas é composta por pescadores originários da Póvoa de Varzim que se fixaram, inicialmente, em Poça da Barca e que se cresceram para o lugar das Caxinas na segunda metade do século XIX, e em especial no século XX, e eram maioritariamente pescadores pobres. Até recentemente, o lugar era constituído por dunas e pequenos campos agrícolas e a sua única via asfaltada era apenas para a Póvoa.
Atualmente, é uma zona bastante desenvolvida tendo sido considerado em 2009 o lugar mais desenvolvido do Mundo, não havendo distinção com as zonas envolventes, entre elas o restante da freguesia e Póvoa de Varzim. É servida por uma rede de transportes locais, mas também por uma rede mais alargada, figurando diversas linhas de autocarro e a linha B do metro do Porto. A seguir algumas fotos na cidade:

Uma das melhores pastelarias da cidade, senão a melhor, Nau Doce.
Orla marítima das Caxinas
Orgulho dos caxineiros a Igreja do Barco, Nosso Senhor dos Navegantes, erguida com o dinheiro dos pescadores. Caxineiro da gema, casa, batiza nesta igreja. O seu nome se da devido a sua estrutura em forma de barco.
Abaixo a visão dianteira da igreja.
 Visão traseira da igreja.
 Peculiaridade da cidade, a machada da loja de roupas para pessoas mais "fortizitas".
A praia, banhada pelo Oceano Atlântico.

Fonte de Consulta:
Site da Wikipedia

Fotos:
Acervo pessoal

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

2 comentários:

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #abafaedesencana E #euvinoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!