VIAGEM PELO MUNDO: CULINÁRIA TÍPICA PORTUGUESA - FRANCESINHA

7 de maio de 2013

A FRANCESINHA é um prato típico e originário da cidade do Porto, em Portugal.
A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Os acompanhamentos de ovos estrelados (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos. Uma das teorias sobre a origem do prato remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleónicas costumavam comer umas sandes de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, no entretanto, não incluía um complemento que os portuenses passaram acrescentar – o molho.
Atualmente parece haver alguma unanimidade em atribuir os créditos da criação do prato a Daniel David Silva, empregado do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo trabalhado em França, ao retornar a Portugal Daniel Silva criou a Fancesinha com base na tosta francesa, e daí o nome.
Existem variedades de francesinhas com cogumelos, galinha, bacalhau, atum, vegetais, entre outras.
Na Póvoa de Varzim surgiu uma variedade na década de 1960 num snack-bar do Passeio Alegre, a denominada francesinha poveira.

Fonte de Consulta:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Francesinha

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

3 comentários:

  1. ai q delicia adoro embutidos,elisa fofa qdo for comer esse prato tira foto ou filma,adorei

    ResponderExcluir
  2. Aia, Jully, eu ate tento mas não consigo tirar foto de comida. So Deus sabe para postar a francesinha, a cabidela e os doces na vitrine. Eu nao gosto nada, nada de fazer isso. Peço desculpas!!!! Bjao, voltei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Portugal tem as suas delícias também adorei a receita.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #euvinoabafa E #dicadoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!