10 COISAS PARA SABER ANTES DE UMA ENTREVISTA DE TRABALHO!

20 de abril de 2013

Existem vários pontos para se levar em consideração antes de uma entrevista de trabalho. Vezes sem conta aquilo que pensamos ser extremamente importante é algo completamente banal. Nos EUA, acontece de serem feitas as mais bizarras perguntas ao futuro contratado. Perguntas como "Quantas vacas que dão leite há no Canadá? ou Quantas janelas há em Nova York?" são comuns em entrevistas de trabalho. Leia sobre as 25 perguntas mais bizarras feitas em entrevistas no site Glassdoor, que armazena informações sobre trabalhos, entrevistas, salários e tudo o que pode ser relacionada à procura de trabalho. 

1- Cartão de Visita: Quando procuramos trabalho, o Curriculum Vitae é um pouco nosso "cartão de visita". Claro e correto, nem muito detalhado nem muito simples. O Curriculum Vitae deve enaltecer a formação escolar e acadêmica e a(s) experiência (s) trabalhística(s) do candidato. Por isso indica-se o tempo, de quando a quando e o setor onde se trabalhou. Recordando sempre que se parte da ultima experiência. Pode-se preparar mais de um Curriculum, um genérico e outro mais especifico no caso de uma entrevista. Neste ultimo é preciso expor as experiências especificas ao cargo do anuncio. A melhor altura para enviar um Curriculum é no ultimo trimestre do ano, onde as empresas procuram funcionários para o ano seguinte. 

2- Curriculum não viaja sozinho: Cada Curriculum vai acompanhado por uma carta de apresentação, que não pode ser uma copia generalizada, mas uma carta especifica compatível ao anuncio. Se a carta de apresentação for bem escrita, fará o efeito desejado e provavelmente não acabará no cesto do lixo. Esta carta deverá haver entre 10 a 15 linhas no máximo!

3- Requisitos Indispensáveis: Os especialistas sobre o mercado de trabalho afirmam que para os candidatos o conhecimento de uma língua estrangeira è essencial, de preferência a língua inglesa.
4- A Entrevista: Depois de enviados, Curriculum e Carta de Apresentação  chegou o momento da entrevista. Se inicialmente o acomodarem em uma sala de espera, permaneça em pé, até que o chamem, mas se a espera for muito longa, sente-se, mas esteja pronto para dar " UM PULO " quando a porta se abrir ou se chamarem o seu nome. Você deve se comportar como uma visita diplomática. Cumprimente a pessoa com um aperto de mão forte e decisivo. As vezes em um aperto de mãos pode-se dizer mais do candidato que uma 
folha de Curriculum.
5- Saia ou Calças: Para os especialistas em entrevistas de trabalho, pouco importa se você usa saia, calças ou vestido. O que importa e è observado è se o candidato è ordenado e limpo com o seu aspecto. NÃO USAR NUNCA, piercings, tattoos aparecendo, mini-saias, mini-blusas, maquiagens exageradas e acessórios. Seja discreto (a). 

6- Estude, por favor!: Se durante a seleção estiverem previstos testes, prepare-se! Estude, se informe! Não vá despreparado. 
7- Perguntas Inesperadas: Se de repente o entrevistador mudar o tom da conversa para agressiva ou entediosa, não se desespere! Tudo faz parte da avaliação. Se tratam de técnicas de entrevistas, para avaliar o efeito do estress no candidato. Fazendo perguntas inesperadas e até mesmo bizarras, o selecionador avaliarà o seu grau e poder de raciocínio e rapidez para resolver uma situação estressante. 
8- Não Minta!: Nunca minta no seu Curriculum. Ato considerado completamente deselegante, mesmo se você precisa do emprego. Não tente impressionar!  Mais vale um candidato que sabe pouco mas que entende do assunto, que um que conhece mas não domina.
9- Atenção As Redes Sociais: Na era das redes sociais, você deve fazer atenção aquilo que coloca na net, seja por mensagens, opiniões, fotos. Existem muitas empresas que avaliam o perfil do candidato nas redes sociais por ser um meio mais descontraído, livre de pressões e limites. As vezes o candidato acaba não conseguindo o determinado lugar por causa das suas "atitudes" nas redes. Tenha sempre seu perfil em ordem, honesto e simples, com fotos não sugestivas. 
10- A Espera: ao término da entrevista não se mostre muito ansioso, mantenha a calma. Mas pergunte quanto tempo deve-se esperar pelo resultado e mesmo que você não fique com o cargo, vale sempre conhecer os pontos positivos e negativos da sua entrevista. 

Créditos das imagens: 
1- www.iamexpat.nl
2- www.supersecretariaexecutiva.com.br 
3- www.prosaepolitica.com.br



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

10 comentários:

  1. Olá minha linda, vi seu comentário no blog Feminina Oficial e vim conhecer seu blog. Gostei muito e estou seguindo!! Seu post é ótimo, muito útil.
    Querida, tenho um grupo de divulgação de blogs chamado ENTRE BLOGS, será muito bom ter seu blog no grupo, se quiser participar só é preciso acessar e se inscrever. NÃO TEMOS REGRA ME SIGA QUE EU TE SIGO.

    Bjuuuss

    Cris

    Blog Crescimento Cristão

    Entre Blogs Grupo de Divulgação

    Fan Page Cristãos em Construção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana Cristina, para rir??? Você ja foi visitada. Bjos e volte sempre.

      Excluir
  2. Elisa
    Amei seu blog!
    Vim aqui depois de ler uma crítica contra você, e amei, como achei que amaria, quando assisti seu video.
    Amei as dicas sobre como se portar na Entrevista de Emprego e tudo o que envolve este Universo assustador e prazeroso de mudar de Empresa e procurar fazer o melhor para si mesmo.
    Boa Semana
    Elisabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitissimo obrigada Elisabeth! E fico mais feliz ainda em ver que nem todas as pessoas se deixam influenciar por aquilo que leem ou ouvem. Muito obrigada pela sua visita e volte sempre. Espero que voce curta e se identifique com o blog e os videos. Bjao

      Excluir
  3. Bom dia Elisa!!
    Vim pelo Entre Blogs e já estou lhe seguindo.
    Interessante essa matéria sobre entrevista de emprego.
    Venha conhecer meu blog tbm, caso goste será muito bom se me seguir,
    abraços
    http://www.deiarteamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andreia, como ja disse em um video, nao tenho recursos necessarios para as visitas e atualizacao do blog. Estou de ferias! Mas a partir de junho a situacao voltara ao normal. Agradeço a sua compreensao e visita. Bjao e obrigada

      Excluir
  4. Excelente post, Elisa. Só discordo sobre piercings, pois a pessoa que os têm sabe que existe preconceito mesmo. Se ficar comprovado que ela não foi aceita exclusivamente por isso pode até rolar processo. Nunca tirei nenhum dos meus piercings pelas outras pessoas e acho que ninguém deveria fazer isso. A não ser que esteja no desespero mesmo, mas com consciência de que não poderá usar mais, pois estaria "mentindo" durante a entrevista. Beijinho!

    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maquizinha, tambem pensei sobre o assunto, mas isso acontece exatamente nas grandes coorporacoes. Ninguem quer um(a) executivo(a) que usa piercing. Muitas pessoas pensam que diminui a credibilidade na pessoa. Babaquice. Por exemplo, na minha epoca, no Brasil, quem tivesse tattoos tinha que tira-las ou era rejeitado nos concursos publicos (agora nao sei como funciona) em contrapartida aqui na Suiça eles nao tem este tipo de preconceito, pois ja vi muitos funcionarios tatuados nos bancos e correios. Questao de opiniao. Eu como sou tatuada, nao penso ser inferior intelectualmente que outra pessoa que nao tenha tatuagens. Mas... bjao

      Excluir
    2. Aqui pode ser tatuado sim. Acho que apenas no serviço militar que a coisa muda, mas só pra entrar porque dentro pode se tatuar. Ocupando cargos expressivos nas empresas ainda vejo, sim, esse preconceito, mas para cargos "menores" não há não. Fui estagiária numa multinacional com 5 piercings no rosto e não mudou nada. Infelizmente precisei tirá-los e isso não influenciou nada lá. :)

      Excluir
  5. Dicas preciosas pra quem vai fazer uma entrevista de emprego.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #euvinoabafa E #dicadoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!