O CHOCOLATE SUÍÇO

6 de fevereiro de 2013

Para muitos o chocolate não é só um alimento, também é uma fonte de prazer por excelência. Na Suíça em 2011 consumiu-se quase 12 kg de chocolate per capita. Este pais é o maior consumidor de chocolate do mundo!

A DESCOBERTA DO CACAU
O cacau foi descoberto em 1500 a. C. na costa do Golfo do México. Foram os maias os primeiros a cultivar intencionalmente a planta do cacau em 600 d. C. Considerava-se que era uma planta divina e todos os anos organizavam uma festa em honra ao Deus do cacau. No inicio aproveitava-se somente a semente do cacau para preparar uma bebida especialmente para os homens, já que por ser considerado um alimento excitante e energético não era recomendado para as mulheres e crianças. O cacau de primeira qualidade provém do México e também era usado como moeda. Com 100 grãos podia-se comprar um bom escravo. 
O cacau chegou na Europa em 1544 pelos conquistadores espanhóis. A bebida preparada seguindo as tradições maias com cacau, água, baunilha e pimenta não agradou aos europeus. Na Europa só os ricos podiam consumir cacau, pois era um alimento muito caro. No seculo 19 o cacau foi introduzido no mercado mundial, e na Suíça, o chocolate era vendido nas farmácias. Era considerado um "tônico", geralmente propagandeado como um energizante, de fácil digestão e afrodisíaco. 
Como chegaram ao nome "chocolate"? 
Culpa dos astecas. Deram o nome de "Xocolartl" , a primeira bebida a base de cacau, que significava, água amarga. Depois com o tempo, chegaram a palavra "chocolate".
A EXTRAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CHOCOLATE
A planta do cacau cresce só nos países equatoriais. Ainda hoje é recolhida a mão com a ajuda de uma catana, os frutos são tirados diretamente da arvore. 
O processo de fabricação do chocolate
1- AMÊNDOA DO CACAU: A confecção do chocolate tem o seu início nas fazendas de cacau. Lá as amêndoas ou sementes dos frutos são retiradas. Elas são as principais matérias-primas do doce. Cada cacau possui de 20 a 50 sementes, com alto teor de gordura e água. Por isso, elas precisam secar ao sol durante oito dias.2- TORRAR: Depois de secas, as amêndoas são levadas à fábrica e passam pela Máquina de torrefação. Lá acontece um processo de aquecimento que elimina toda a umidade e contribui para o desenvolvimento da cor, aroma e sabor.
3- TRITURAR: Em seguida as sementes são resfriadas e encaminhadas para o triturador, que retira a casca das amêndoas.
4- MOER: Depois de secas, as amêndoas são levadas à fábrica e passam pela máquina de torrefação. Lá acontece um processo de aquecimento que elimina toda a umidade e contribui para o desenvolvimento da cor, aroma e sabor.
5- PRENSAR:
Em seguida, a massa passa pela máquina da prensagem, que separa o ingrediente em dois produtos: o primeiro é a manteiga de cacau que será reintroduzida na próxima etapa. A segunda é a torta de cacau. Parte dela é dissolvida e misturada ao açúcar para se fazer o chocolate em pó. A outra porção é resfriada e quebrada em tabletes, usados na fabricação do chocolate.

6- MISTURAR: Grandes misturadores homogenizam e transformam a mistura em uma pasta. Na produção do chocolate preto, a torta e a manteiga de cacau recebem açúcar e leite, formando a massa de chocolate tradicional. Já o meio amargo leva todos os elementos, menos o leite. E o branco é feito apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite.
7- REFINAR: Todos os chocolates passam pelos cilindros de refinação, onde os cristais de açúcar da mistura são triturados e quebrados em pequenas partículas. É isso que deixa a textura do doce melhor e sua consistência mais mole. Nesse processo se determina a qualidade do chocolate.
8- CONCHAR: Aparelhos mantêm a massa em movimento, retirando a acidez e umidade do chocolate. Depois ele segue para um outro instrumento com o objetivo de fazer o doce passar por diversas trocas de temperatura. Nele, cristaliza-se a manteiga de cacau e deixa a pasta na consistência ideal para ser moldada.
9- PRODUTO FINAL: MOLDAGEM: A pasta de chocolate é colocada em fôrmas para que adquira o aspecto desejado. Nas barras crocantes são adicionados recheios de castanhas, de amêndoas ou flocos de arroz antes de encherem as fôrmas. Depois os chocolates são resfriados até ficarem sólidos e estarem prontos para a embalagem automática.
Fontes: Nestlé e "Pequeno Dicionário da Gula", Márcia Algranti, Editora Record
SUÍÇA, O PAÍS DO CHOCOLATE
Em 1819 foi fundada em Vevey, na Suíça, por François-Louis Cailler, a primeira fabrica de chocolate. Depois apareceram outras empresas suíças  como por exemplo, a Suchard (1824), a Lindt e a Tobler (1830) e Sprungli (1845). Somente 30 anos depois apareceu Henri Nestlé e Daniel Peter que introduziram no mercado o primeiro chocolate suíço ao leite. Mais tarde Rudolphe Lindt desenvolveu o sistema de "concaggio" que contribuiu para a boa reputação do chocolate suíço. "Concaggio", conchagem em português é o método de mistura dos ingredientes com o cacau dando o sabor ao chocolate. 
A SAÚDE E O CHOCOLATE
Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde. O cacau em pó ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório, estimulantes cerebrais, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas. Por outro lado por ser um alimento altamente energético, o consumo excessivo aumenta o risco de obesidadeAlém disso, existem alegações de que esses compostos estimulam a comunicação entre os neurônios e evitam o envelhecimento celular. Contudo, é ressaltado que o consumo excessivo é prejudicial, por causa do alto índice de açúcar e gordura, o que fazem com que as pessoas ganhem peso, o que pode neutralizar os ganhos proporcionados pelos antioxidantes.
A dose diária de consumo é de 6 a 7 gramas de chocolate, que corresponde a meia tablete de chocolate por semana. 
O CHOCOLATE DEIXA AS PESSOAS MAIS FELIZES?
O hormônio do bom humor, é a serotonina que se desenvolve quando estamos comendo chocolate. O chocolate não é o principal responsável pela felicidade, mas é o seu percursor. 

OS MINERAIS E O CACAU
O cacau contém: ferro, flúor, iodo, potássio, cálcio, magnésio, rama, sódio,  Nickel, fosforo, zinco.

CONSERVAÇÃO
O chocolate deve ser sempre conservado em lugar seco e fresco. Se não  podem aparecer pequenas manchas brancas ou cinzas fáceis de serem confundidas com bolor. Essas manchas são formadas pela gordura e açúcar do chocolate não alterando o seu sabor.

Eu sou uma chocólatra. Quem me conhece sabe disso. E você gosta de chocolate?? Qual é o seu preferido?
Bjo gde e até o próximo post!


Fontes de Consulta: 
- Magazine SANI E BELLI, numero 4 inverno 2012.
- Fotos copiadas dos sites a seguir: primeira foto do texto, aqui; segunda foto, aqui;
- texto sobre o processo de fabricação do chocolate, Revista Galileu
Wikipedia; terceira foto do texto, aqui;
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

  1. Que blog fofo! Adorei. E sobre os chocolates: por favor não me convença, pq já estou fugindo dele hahaha
    Beijo! Newsletter assinada!

    www.dicasdamag.uni5.net

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #abafaedesencana E #euvinoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!