A ARTE DA MAQUIAGEM

13 de fevereiro de 2013

A maquiagem representa a valorização da nossa aparência. A maquiagem é a perfeita fusão entre a técnica e a arte, para que todas as mulheres possam valorizar a própria personalidade em todos os aspectos.
Seguindo esta linha de pensamento cada pessoa desenvolve de acordo com a sua maneira de ser, a capacidade expressiva de se maquiar. 

MAQUIAGEM
Para fazer uma maquiagem é preciso ter uma necessaire com uma série de produtos que lhe permita realizar uma maquiagem quotidiana. Os itens necessários: 
- base liquida ou compacta
- corretivo
- contorno
- pó-compacto
- blush
- lápis de olho de diversas cores, mas é indispensável a cor preta
- sombras de diversas cores
- delineador
- mascara para cílios 
- batons de diversas cores
- demaquilante
HIDRATAÇÃO 
Uma maquiagem não se faz somente bonita pela sua execução, é importante também deixar transparecer a luminosidade em uma pele hidratada. A hidratação é de extrema importância para assegurar a pele uma quantidade correta de lipídios e água combatendo assim os primeiros sinais de envelhecimento. 
A hidratação aliada a uma alimentação balanceada e a utilização de produtos específicos para cada tipo de pele garantem um aspecto saudável a pele. 
Por isso no seu tratamento diário com a pele não poderá faltar nunca: 
- detergente facial
- tônico facial
- mascara especifica para o seu tipo de pele
- creme hidratante especifico para o seu tipo de pele
PINCÉIS 
Os pincéis são ferramentas extremamente importantes na hora de realizar a sua maquiagem. Um famoso visagista afirmou que o melhor pincel são as pontas dos nossos dedos. Absolutamente verdade, porém use-os somente em caso de retoque ou emergência. Para obter um resultado impecável é preciso utilizar os pincéis corretos para cada tipo de produto podendo ser de cerdas sintéticas ou de cerdas naturais. 
- pincel para aplicação da base
- pincel para contorno
- pincel para blush
- pincel para pó-compacto
- pincéis para aplicação de sombras e para esfumar
- pincel para batom
Importante sempre limpar os seus pincéis utilizando sabão delicado e deixa-los secar em lugar fresco e seco.

A BASE
A base é o primeiro produto a se aplicar na pele limpa e hidratada. Para maior durabilidade da maquiagem é possível usar produtos que fixem melhor a maquiagem, esses produtos chamam-se primers de rosto e primers de sombra. O segredo da aplicação da base é de deixar o aspecto da pele o mais natural possível. 
Com as novas tecnologias, a base não é só mais um produto para dar cor e uniformidade na pele, é também um verdadeiro tratamento de beleza, rico em princípios ativos, como o filtro solar. 
A base se escolhe pelo tom de pele, tipo e grau de cobertura.
- cor de pele: sempre importante que a base escolhida seja o mais próximo possível do tom da sua pele. Nunca mais claro ou mais escuro. 
- tipo de pele: 
           pele oleosa - base de longa duração e livre de óleo
           pele seca - base hidratante
           pele sensível - base compacta ou cremosa
           pele madura - base anti-idade
- grau de cobertura: esta é uma escolha muito pessoal. Pode-se obter varias tipos de coberturas.
           cobertura natural - efeito transparente mais adequado para peles jovens e sem muitas imperfeições.
           cobertura média - pode variar segunda a necessidade. Pode-se aplicar varias camadas até obter o resultado desejado.
           cobertura pesada - usada para cobrir as imperfeições e obter uma pele completamente uniforme. 

O CORRETIVO
O corretivo é um produto usado para esconder olheiras e imperfeições.
Escolhe-se o corretivo de acordo com a tonalidade das olheiras e das imperfeições e não de acordo com o tom de pele. O corretivo se aplica depois da base evitando assim que os dois produtos se misturem.

O PÓ-COMPACTO
O pó-compacto serve para uniformizar a pele além de controlar o brilho. Aplicar sobre a zona T, testa, nariz e queixo. O pó compacto tem uma vasta gama cromática mas o mais comum são os transparentes ou ligeiramente colorados.

O CONTORNO
O contorno serve para dar um ar de bronzeado a pele. Deve-se escolher no máximo duas tonalidades acima do tom da pele para que não haja um contraste muito aparente. Existem dois tipos de contornos:
- contornos brilhantes: as versões peroladas e brilhantes são mais adequadas as peles jovens e para o verão.
- contornos naturais: as versões opacas são adequadas as mulheres mais maduras e para obter um resultado mais natural. 

O BLUSH
O blush é um cosmético que se aplica no final da maquiagem para restituir as bochechas o rosado que a base uniformizou. 

OS OLHOS
Geralmente usa-se três tonalidades de cor de sombras, clara, média e escura, que são aplicadas em pontos bem precisos das pálpebras. As tonalidades claras, digam-se pontos de luz, aplicadas do centro ao canto interno da pálpebra móvel e abaixo da raiz dos cílios no canto interno. As tonalidades medias e escuras são aplicadas no concavo e no canto externo das pálpebras. 
Cada olho possui a sua forma e por isso existem técnicas bem precisas de aplicação das cores das sombras que permitem um melhor resultado. Temos os olhos distantes, olhos aproximados, olhos salientes e olhos encovados. Temos também os olhos grandes, olhos pequenos, olhos redondos e os olhos caídos.
Para cada cor de olhos existem uma cartela de cores de sombra mais indicada.  - olhos verdes e azuis: ficam bem as cores vinho, viola, lilas, chumbo, preto e dourados.
- olhos castanhos: podem se permitir qualquer tonalidade de sombra por serem considerados neutros. 

OS LÁBIOS
O gesto sensual de pintar os lábios vem já da historia antiga. As mulheres do Egito antigo e Idade Média pintavam os lábios utilizando um mix de substancias vegetais e gordura animal. Atualmente, com o desenvolvimento das pesquisas e a tecnologia  podemos encontrar batons que não são apenas para colorir os lábios mas também são fonte de hidratação, proteção e combatem os sinais do tempo, além de deixar o rosto muito mais feminino. 
Aplicar o batom diretamente da bala ou stick, é um gesto pratico e rápido que nos ajuda no cotidiano deixando a arte da maquiagem mais simples. Para obter uma cobertura mais duradoura, o pincel é o processo mais correto.

Para uma durabilidade maior do batom nos lábios: 
Aplique uma mínima quantidade de base nos lábios e espere secar bem. Em seguida aplique o batom de sua preferência. Aplique uma camada finíssima de pó compacto sobre o batom em seguida aplique mais uma camada do batom. O resultado é garantido!!
Fonte de consulta: 
- Guia de Beleza Perlana/Revlon;
- Todas as fotos copiadas do site Mercado Livre, exceto a foto do conjunto de pincéis Mr. Bunny Essencial da Sigma, copiado da Sigma.

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

  1. Eu gosto de usar 2 corretivos: amarelo (antes da base)e pele (depois da base. Quando não uso o amarelo prefiro passar a acima do mesmo jeito rs Mas isso é questão de gosto mesmo! E não uso contorno não, só iluminador!
    Ótimo post!
    Beijinho.

    www.dicasdamag.uni5.net

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #euvinoabafa E #dicadoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!