VERÃO E INVERNO: SUÍÇA x BRASIL

16 de janeiro de 2013

Olá gentenn!
Óbvio que no Brasil, país ensolarado a maior parte do ano, que a moda é mais fresca, aberta e descontraída.  Dizem estudiosos que o clima interfere no estado de animo das pessoas e eu concordo claramente com isso. 
Em 24 anos morando no Brasil, nunca havia percebido de verdade o quanto as pessoas são simpáticas e alegres. Mesmo com um sol torrencial, transito, filas e violência . 
Quando imigrei para a Europa, logo percebi o quanto as pessoas conseguem ser fechadas e taciturnas. Creio que só pode ser por causa do clima. Pois no verão essas mesmas pessoas parecem outras, mais extrovertidas, mais " humanas " podendo-se assim dizer. 
Nunca pensei tanto em moda desde que moro aqui. No Brasil existem as tendencias, os modismos, mas aqui, talvez pelas estacoes climáticas serem bem definidas, a realidade da moda seja mais contundente. 
No inverno tendem a se usar roupas mais escuras e sombrias, pois o nosso estado de animo também esta mais escuro pelo frio, pela chuva e alguns casos pela neve. Ficamos mais dentro de casa, as 5 da tarde já é noite escura e sair de casa as 10 da noite é como se fosse madrugada, pelo frio e pela ausência de pessoas nas ruas. No inverno damos preferencia a comidas mais pesadas e quentes. Por isso aqui muita gente engorda uns quilinhos no inverno, pois poucos resistem a um copo de vinho e umas guloseimas para esquentar. Não se ouvem tantos barulhos, os jovens parecem que se escondem nas "tocas", pois ninguém os vê. (ou talvez, eu é que não os vejo). Também a paisagem transforma-se. A vegetação no inverno tende a amarelar, "queimar " por causa do frio. ha pouquíssimas flores e também suas cores são mais foscas. O alto das montanhas cobre-se com varias camadas de um branco alvo. Lindo de ser ver!!! Faz-nos pensar na vida. Pensar no " eu ". 
No verão tudo muda. Alegria, simpatia, musicas, festivais, tudo acontece no verão. 
Cores claras, as mais jovenzinhas quase despidas (muito pior que no Brasil, mas aqui ninguém olha, ninguém fala), é cada um na sua e ponto final. Comidas leves, muita água, bebidas frescas, diversão e relax. 
As cidades praianas ou lagoanas da Europa triplicam o seu numero de habitantes por causa dos turistas que serpenteiam durante 2 longos meses as cidades, aumentando as filas no banco, no correio, no supermercado e no transito. 
Uma realidade muito diferente da que eu sempre vivi no Brasil, me faz assim amar esta terra, que é a casa da minha família, pátria dos meus filhos.
O que interessa é que estamos no meio do inverno de 2013 aqui na Suíça e ainda falta um bocado para esquentar as canelas debaixo de um sol de 35 graus. Fiz uma promessa que nunca mais reclamaria do verão.
E quando chegar aquele sol de derreter tudo, sera que eu consigo manter com o prometido? Humm, sei não... mas esperarei ansiosa o verão  pois este ano, querido sol eu vou lhe usar...
Bjo gde e até o próximo post!
    Lido de Ascona, Suiça
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

2 comentários:

  1. Acho que o verão inverno é só no nosso Brasil, mais pra quem vai morar fora do Brasil tem que se acostumar com o sol, beijos.

    ResponderExcluir
  2. O meu Ceará é lindo! Tem praias belíssimas! Mas, o clima tá insuportável de quente nesse período que vai até dezembro! Ai, como eu queria tá na Europa, agora...rsrsrs!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #euvinoabafa E #dicadoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!