O QUE É O PERFUME?

29 de dezembro de 2012

Quem não gosta de bons perfumes que atire a primeira pedra!
Perfume é sinônimo de prazer. Mas é preciso saber escolher e sobretudo sab
er usar. No mercado atual existem milhares de marcas, aromas e frascos diferentes. A oferta é grande. Para o publico feminino é sempre mais difícil escolher o aroma perfeito. Mas para os homens, provavelmente eles são mais fiéis aos perfumes que a nos, mulheres. 
A palavra perfume, deriva do latim " pro fumun ", que significa, através da fumaça, fazendo referencia a fumaça que exalava dos incensos ou de plantas especificas , que acompanham da sempre, e por todo o mundo, os rituais sagrados ou religiosos, como ofertas as divindades. Assim, acreditavam que se podia espantar os maus espíritos e atrair os bons. Os primeiros caçadores ungiam seus corpos com ervas para camuflar seus odores das pedras, técnica ainda usada em alguns lugares remotos. A Igreja romana alertou que o ungir os corpos ou os cabelos, eram coisas do maligno. 
Curioso, porque, em João 12.1-11, cita-se uma passagem em que Maria Madalena lava os pés de Cristo com " um perfume puro de grande valor ".
O perfume, sinônimo de prazer, deve além de ser agradável aos outros, deve agradar a si mesmo, servindo como um " instrumento diplomático ", facilitando o contato e o dialogo. Usado também para seduzir, dando melhor impressão de si próprio para os outros.
Em torno do mundo dos perfumes, desenvolveu-se toda uma industria com tecnologia de ponta com profissionais e especialistas. 
Para compor um perfume é preciso equilibro. Na teoria as proporções recomendadas são: 15 a 25% de notas de cabeça, 30 a 40% de notas de coração e 45 a 55% de notas de fundo.

- Notas de Cabeça: Provenientes de substâncias mais voláteis.
Ex. lavanda, alecrim, limão, laranja e outras cítricas.

São frescas e de pouca duração.


- Notas de Coração: Representam o cheiro característico do perfume. A maior parte dos cheiros florais faz parte desse grupo. Perduram algumas horas.
Ex. lírio-do-vale, rosa, jasmim, gerânio, tomilho e também substâncias sintéticas como eugenol, geraniol, terpineol.

- Notas de Fundo: São as mais lentas a evaporarem-se, podendo durar até vários dias. Essas notas desempenham o papel de fixadores.

Ex. vetiver, patchouli, sândalo, substâncias animais como a civeta, o almíscar, o âmbar, ou substâncias sintéticas como a cumarina, a heliotropina, ou a vernilina.

E algo que não se aprende na escola é saber usar corretamente os perfumes, quando, como, e a que idade. 
Um perfume que não se adapta a nossa pele, de péssima qualidade ou dosagem excessiva pode causar inversamente o efeito desejado, ou seja, um odor horrível. 
Conselhos para escolher o seu perfume: 
- Com o tempo ao usar sempre o mesmo perfume, acaba-se ficando como que " imune " ao seu aroma, fazendo com que aumentemos sempre a dose. O certo seria de tempos em tempos mudar o perfume.
- Um perfume deve ser sentido entre 20 a 30 cm de distancia no maximo. 
- Geralmente se aplica o perfume onde se sente os batimentos cardíacos, nos pulsos, no colo, e na dobra dos braços. 
- O importante na arte de escolher um perfume, não é propriamente conhecer o perfume, mas sim, si mesmo. Porque a essência do perfume é o mesma, o que faz mudar são o contato com a nossa pele, pois cada pele é unica em sua composição e a temperatura
- Ao borrifar um pouco de perfume no pulso, nos 5 primeiros minutos você vai sentir a essência com toda a sua intensidade. Esperando mais 20 a 30 minutos, você sentira a sua essência mediana, e depois de uma ora, o verdadeiro odor do perfume na sua pele. 

Escolher um perfume pode se tornar algo muito cansativo. 
Meu conselho é, adquirir varias amostras de perfumes e experimenta-los no dia a dia. No meu caso, eu não posso usar nenhum dos perfumes da Chanel,  que são muitos bons, mas pra mim eles enjoam-me e atacam-me a rinite. Inexplicável, mas é verdade, ser alérgico tem dessas. 
Fonte de Consulta: 
Natural Company
- Jornal Cooperazione, edição de 18/12/2012;
- Wikipédia;





















Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

2 comentários:

  1. Amo perfumes principalmente os suaves, a cada dia surgem vários aromas de perfumes, e nós mulheres agradecemos, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amo, amo, perfumes! Se eu pudesse teria uma coleção! Os doces, são os que mais aprecio!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim. Seja respeitoso mesmo se tivermos idéias diferentes. Obrigada pela sua visita e volte sempre!

USE AS HASTAGS #euvinoabafa E #dicadoabafa E SUAS FOTOS APARECERÃO AQUI!